Prezados Leitores,
Uma reportagem veiculada pelo Jornal O Estado de São Paulo no dia 23/04/2010 em São Paulo, confirma que um professor ruim pode impedir que uma criança atinja seu pleno potencial. Estudo realizado pela Universidade Estadual da Flórida e publicado na edição desta semana da revista Science, Quando as crianças recebem uma instrução melhor, elas tendem a se desenvolver seu potencial melhor e a diferença genética se manifesta. Quando a qualidade do professor é muito baixa, a variação genética é reprimida, enquanto que, quando a qualidade do professor é muito alta, a variação genética floresce. Os autores destacam que outros fatores, como colegas de classe e os recursos físicos da escola também podem influenciar o resultado. refletindo sobre essa reportagem começei a vagar, e lembrei-me de uma época que as pessoas enfatizavam muito a chamada teoria do dom. Ou seja, os alunos que conseguiam adentrar erm um curso superior seria por causa do seu dom, isso na época seria uma explicação para o fracasso escolar de muitos alunos, principalmente os de famílias de classes menos favorecida. Ou seja, não era verdade, pois pesquisas demonstraram que a diferença é cultural e social. Ou seja, não tem nada de dom, e sim são as desigualdades sociais e culturais que determinam ou não o sucesso ou o fracasso dos alunos das classes menos favorecida. E vocês o que caham, comentem essa minha reflexão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça aqui seu comentário e desde já obrigado