sábado, 24 de abril de 2010

COMOS SE LIVRAR DAS DIVÍDAS

Continuando o texto sobre como se livrar das divídas. Para entender essas questões recorro a psicologia e psicanálise.

Poderia muito bem seguir a corrente de pensamentos dos economistas e financeiros que dissemina técnicas e ferramentas para o controle financeiro pessoal e não aborda a parte comportamental das pessoas.


Segundo a psicanalista Vera Rita de Mello Ferreira, nossas emoções surgiram a milhares de anos antes da nossa razão, as emoções têm raízes nos instintos, portanto operam de forma ‘meio’ animal. Visando muito mais à nossa sobrevivência imediata do que o nosso aprimoramento.
O mais comum é culpar o grande apelo de consumo da mídia, a facilidade de credito ou talvez os mercenários que fazem tudo para aplicar juros abusivos. Não inocento os protagonistas citados. Mas, acredito que a mídia é o reflexo da sociedade, ou seja, a mídia transmite o que gera audiência. Os bancos oferecem créditos a juros abusivos por que tem pessoas interessadas e assim por diante.

A Culpa é mídia?

De acordo com o estudo da psicanálise, as pessoas vivem a base de ilusões. ilusões são respostas rápidas e falsas. Acreditamos nelas porque gostaríamos muito que fosse possível encontrar satisfação, as vitimas adorariam que aquela situação fosse real que fica míope. Exemplo: a moça quer tanto perder aquela celulite que compra mesmo pela internet (sem ninguém iludir) o creme miraculoso que promete acabar o problema em duas semanas.


Precisamos de dinheiro para sobreviver, porém, não viver apenas pelo dinheiro.

Afinal, por que nós preocupamos em ter dinheiro, que e si, não vale nada (ninguém se alimenta de notas ou moedas), ninguém constrói casas com folhas de cheques etc. O dinheiro representa um meio para satisfazer nossas necessidades e desejos.

Escrito por Givaldo (SENAC).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça aqui seu comentário e desde já obrigado