quinta-feira, 29 de abril de 2010

28 DE ABRIL, DIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL

Prezados Leitores,



No dia 28 de abril, foi comemorado o dia da educação. Você sabia? Creio que não? Poucos sabem dessa data. Até mesmo entre os Professores se ignora a data. Mas isto pode ser considerado normal vindo de um país onde o desinteresse e a falta de motivação pela educação é tão clara; um país onde a educação é tratada como coisa secundária, apenas é inserida no debate político em época de eleição. Vamos relembrar um pouco uma situação que ilustra bem esse fato, quando ocorreu aquela catástrofe em Santa Catarina, para onde as pessoas foram alojadas dentro da escola. Ou seja, não houve aulas enquanto essas pessoas estavam alojadas neste local. Vamos analisar a situação de outra catástrofe só que agora nos Estados Unidos, vamos relembrar a situação de Nova Orleans, as pessoas também foram alojadas, mas não foi na escola, foi em ginásios poliesportivos, vejam uma diferença de valorização da escola, é bem sutil mas mostra como ambas culturas enxergam a questão da educação, a escola nada mais é do que reflexo da sociedade. Mas vamos continuar.



Numa data tão propícia à análise da política educacional do Brasil e à avaliação da eficiência dos mecanismos educacionais presentes, nada se fala, como meio de manter a ignorância da maioria da nação, se pergunta sobre o dia da educação ninguém sabe, mas se perguntarmos quanto foi o jogo entre um Corinthians X Flamengo todos sabem responder, por que será que ocorre isso no Brasil.



Nos Grandes meios de comunicação não se viu nenhum artigo sobre educação, nenhum destaque, nenhuma matéria especial, nem mesmo nas redes educativas do Brasil. Os 50 anos da construção de Brasília foi noticiado em todos os locais, não se debate os sacrifícios do povo na época para edificar essa tão sonhada cidade. A elevação da inflação a níveis altos, e a periferia de Brasília é tão maravilhosa assim, como falam.



Os políticos em geral, o próprio sistema capitalista, cruel e enganador, as Instituições Religiosas, mantém-se fiéis à hipocrisia instituída e, propagam aos quatro ventos, a ilusão de que têm interesse pela educação pública de qualidade para todos, quando na realidade produzem apenas uma educação elitizada para poucos.



As mesmas emissoras de televisão que noticia, com sarcasmo, as péssimas condições (físicas, materiais) das escolas é incapaz de produzir uma matéria crítica onde se discuta a qualidade dessa educação, pelo contrário manipula as pessoas com programas de qualidade muito duvidosa para a construção das pessoas como cidadãos.



Por outro lado, temos um grande volume de profissionais da área da educação envolvidos com artimanhas políticas, por meio da atividade sindical. Um outro grupo é alienado e exerce sua profissão de forma burocrática e simplista, tão somente cumprindo suas rotinas diárias, naquela função medíocre e apagada que se tornou a docência no Brasil.



Segundo Paulo Freire, A educação dentro do sistema capitalista, representa uma ferramenta de reprodução da desigualdade social e um instrumento massivo do trabalho ideológico. A educação de qualidade fica restrita aos filhos dos grandes capitalistas, e não a grande massa de pessoas. Mesmo com todo o avanço dos recursos tecnológicos o sistema capitalista passou a defender uma força de trabalho mais adestrada as necessidades mercadológicas deste sistema. Portanto,a conjuntura da educação no Brasil é resultado de um acumulo histórico desfavorável para o proletariado.



Hoje vivemos uma nova etapa deste processo com a venda fracionada dos setores da educação pública para a iniciativa privada: ONG's, Fundações e OS(Organizações Sociais),onde se reproduz o sucateamento do ensino público com interesses de divulgar o ingresso da iniciativa privada como solução para a melhorias no ensino,que não tem nenhum comprometimento com a formação do senso crítico e a construção do conhecimento para o bem comum.



Associam como necessário para o aprendizado apenas o que serve de interesse do capital. Por acreditar que a educação não deve ter o intuito de satisfazer a necessidade do capital, mas de ser uma ferramenta para transformação da sociedade e de suas relações sociais.



O pensamento de Teixeira sobre a educação pode ser resumido neste texto de sua autoria: "Sou contra a educação como processo exclusivo de formação de uma elite, mantendo a grande maioria da população em estado de analfabetismo e ignorância. Revolta-me saber que dos cinco milhões que estão na escola, apenas 450.000 conseguem chegar à 4ª série, todos os demais ficando frustrados mentalmente e incapacitados para se integrarem em uma civilização industrial e alcançarem um padrão de vida de simples decência humana. Choca-me ver o desbarato dos recursos públicos para educação, dispensados em subvenções de toda natureza a atividades educacionais sem nexo nem ordem, puramente paternalistas ou francamente eleitoreiras". Será que após esse texto iremos no próximo ano nos lembrar dessa data. E valerá comemorar alguma coisa.

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