O orçamento é o instrumento no qual materializamos o planejamento financeiro, tanto pessoal quanto familiar. Nele lançamos as estimativas (projeções) de receitas e de despesas e depois fazemos o acompanhamento dos valores realizados, confrontando-os com os valores orçados.
Planejar o orçamento pessoal e familiar é muito mais do que colocar os gastos e as receitas em um papel. É uma forma de definir prioridades na vida, com isso, poder alcançar as metas e realizar os sonhos.
Em geral, podemos dizer que um planejamento financeiro foi bem elaborado quando os valores realizados ficam muito próximos dos valores orçados.
Em resumo, isso significa que o orçamento foi projetado adequadamente, considerando todas as premissas que norteiam o cenário em atual, e que os gastos foram controlados conforme planejado.
O planejamento financeiro possibilita diversos benefícios para a sua vida pessoal, profissional e familiar, tais como:
a) maior equilíbrio emocional, trazendo mais harmonia no convívio familiar, bem como auxiliando no aumento da produtividade no trabalho.
b) condições para planejar aquisições de bens materiais e também de planejar lazer em família.
c) Melhora a autoestima e a autoconfiança.
A capacidade de gerar riqueza, ou seja, ter dinheiro para adquirir o que cada um necessita/deseja não está no quanto se ganha, mas sim no como se gasta o que se ganha!
Saber gastar bem o seu dinheiro é fundamental para o seu sucesso financeiro, pois é mais fácil conseguirmos alterar a variável despesas do que a variável receitas na gestão do nosso orçamento.
Coisas que normalmente impedem as pessoas fazerem e seguirem o planejamento financeiro:
• Falta de disciplina e força de vontade.
• Falta de organização.
• Gastar mais do que ganha.
• Financiar despesas recorrentes, principalmente alimentação e transporte, pois, quando parcelamos essas despesa a tendência é virar uma bola de neve.
Texto escrito pelo meu amigão Givaldo (SENAC).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça aqui seu comentário e desde já obrigado