Atenção trabalhadores que estão em busca de empregos pela internet, há muito que o phishing se tornou uma realidade: uma forma clássica e rápida de fraude informática concebida para furtar informações pessoais valiosas aos cibernautas (números de cartão de crédito, palavras-passe, dados de contas), sempre com fins lucrativos. Um método eficaz e cada vez mais usado no phishing utiliza como isco falsas e aliciantes ofertas de emprego.
As ofertas de emprego assumem diversas variantes. Os espertalhões da informática colocam anúncios de emprego falsos em sites legítimos para conseguirem informações pessoais de quem procura emprego. Outra forma usada pelos cibercriminosos é a análise de currículos em sites públicos e posterior envio de mensagens de correio electrónico com ofertas de emprego falsas. O objectivo pode ser apenas obter a confirmação de que o endereço de correio electrónico é válido para posteriormente ser usado em esquemas fraudulentos.
O recrutamento de terceiros, que se realiza mediante falsas ofertas de emprego, é outro método que tem vindo a revelar-se bastante eficaz. Os cibernautas são convidados a receber montantes numa conta em que são titulares e posteriormente a enviá-los aos empregadores
O dinheiro transferido é conseguido pelos ciberpiratas por meio do acesso a contas com dados roubados. "Este interveniente torna-se assim também vítima, sendo enganado e colaborando com os cibercriminosos sem o saber. As autoridades podem assim chegar ao interveniente contratado, mas nunca aos cibercriminosos, incidindo sobre o contratado a culpa pelo ilícito.
Os dados das contas bancárias são roubados pelos métodos tradicionais de phishing. Geralmente, os fazem-se passar por entidades legítimas. Enviam milhões de mensagens de correio electrónico com ofertas aliciantes ou de carácter urgente, geralmente falsas ou mal intencionadas, para obter informação directa e valiosa dos utilizadores, seja para utilização directa dos mesmos ou para revenda a terceiros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça aqui seu comentário e desde já obrigado