O que tornar-se “empregável” este é o grande desafio de nossos dias e vai requerer mudanças de postura tanto da empresa como do profissional que está em busca de emprego. O profissional hoje necessita enxergar e analisar as tendências de evolução do emprego, se os empregos na indústria ou no comércio estão diminuindo, pode ter certeza que na área de serviços está crescendo. Podemos até iniciar uma discussão sobre como é este emprego, ok. Entendo que a empresa quase sempre oferece salários baixos, mas em contrapartida, temos os benefícios oferecidos que não podemos desconsiderar o que é melhor ganhar R$ 500,00 ou não se ganhar nada.
O profissional necessita estudar o mercado o tempo todo, sempre se adiantando ao que o mercado precisa, e aquilo que oferece ter uma permanente visão de marketing e administrar a própria carreira como um negócio. É isso mesmo, você a partir de agora terá que administrar o seu negócio, você. É imprescindível fazer freqüentemente uma avaliação de seu desempenho profissional para permanecer na direção certa.
Podemos dizer que temos que ter os pilares que irão garantir que tenhamos emprego, gerando trabalho e ganhando por isso.
Estar na profissão certa, exercer atividade que corresponda à vocação do indivíduo. Do contrário, será pouco provável encontrar motivação e prazer no trabalho.
“Feliz é o profissional que encontrou a ocupação que corresponde às suas aptidões, seus interesses e suas possibilidades. Esse profissional tem prazer em trabalhar, porque cada dia é um momento de gratificação e realização.
É necessário cuidar da qualificação e atualização profissionais, pois, de outra forma, o indivíduo não desperta atenção, perde “atratividade”.
Grandes partes dos demitidos são pessoas acomodadas em seus empregos, que não acompanharam a constante e rápida alteração nas necessidades do mercado.
Tem que se manter um processo de aprendizado contínuo que possibilita ao profissional descobrir e aplicar soluções além das já experimentadas. E o profissional, além da competência técnica e gerencial, precisa de competência em comunicação e vendas, sendo seu próprio empresário, promovendo através de seu marketing a venda do seu trabalho, posicionando-se como um solucionador de problemas à disposição do mercado, fazendo-se presente e expondo suas habilidades no ambiente.
O profissional idôneo, honesto, que conduz sua vida e seu trabalho dentro de princípios legais e éticos tem a seu favor a consideração, o apreço, a admiração e a confiança das pessoas, não apenas dos empregadores, mas também dos intermediários, informantes, amigos e clientes.
Atualmente, está se vivenciando no Brasil uma verdadeira revolução, de tal modo que os valores básicos como honestidade, respeito ao próximo, respeito ao limite entre direito e dever de cada pessoa estão ressurgindo e se encontram em um processo de reavaliação acelerado, em que ser correto é um grande negócio a curto, médio e longo prazo.
Cuidar da saúde é buscar o equilíbrio entre o trabalho e o lazer, entre a obrigação e a diversão, entre o papel profissional e os demais papéis que desempenhamos na vida. Deve-se evitar um desgaste exagerado, que demandaria uma enorme reposição de energia.
A saúde da pessoa reflete em seus relacionamentos com as demais, transmite uma imagem melhor, interage de maneira favorável, despertando a confiança de seu interlocutor.
E a reeducação alimentar também diz respeito à saúde do indivíduo, merecendo igualmente atenção.
Todo profissional precisa considerar a hipótese da perda do emprego, deve prever, também, despesas com atualização, cuidados com a saúde, para promover o lazer, tirar férias, viajar etc.
Essas reservas são uma conveniência, uma defesa, mais um pilar que garante a condição de empregabilidade do indivíduo, e irá sustentá-lo diante de qualquer contratempo.
Você precisa estar com os “óculos” que permitem enxergar possibilidades, identificar problemas que o levem a propor soluções.
O relacionamento constitui-se num grande patrimônio profissional, e o marketing interpessoal é o registro dos relacionamentos, a necessidade que as pessoas tem de ser lembradas e contatadas. Networking diz respeito à rede de relacionamentos, em que procura manter as pessoas informadas quanto a sua ocupação profissional e disponibilidade.
Empregabilidade é a capacidade de ter emprego passa a ser mais importante do que o emprego em si. A evolução natural em uma carreira, 10 ou 20 anos atrás, era galgar degraus que significavam vencer uma etapa e passar para outra. Hoje, a situação é mais caótica. Pode-se subir descer, ir para qualquer dos lados e mesmo assim ganhar (ou perder) o jogo. As carreiras são baseadas na execução de projetos de trabalho que exigem uma flexibilidade do profissional para atuar e circular entre os vários departamentos.
Você pode transformar sua vida, depende só de você, pois a escolha é sempre sua.