sábado, 23 de julho de 2011

Treinar para vender mais


 O excelente atendimento é um dos diferenciais que a empresa pode oferecer ao seu cliente, pois, além de passar ao consumidor uma imagem positiva da empresa, ajuda a vender mais. Varejistas de diversos segmentos já perceberam que, diante da forte concorrência do setor, é necessário investir na qualidade do serviço oferecido. Estudo da American Marketing Association aponta que 68% dos consumidores não voltam a uma loja por conta do mau comportamento dos funcionários. As empresas devem estar atentas a um bom pós-venda e a entrega de mercadorias no prazo, por exemplo, são imprescindíveis.”Cada dia mais, diferentes setores do mercado convergem para o pensamento de que investir na capacitação de pessoal pode gerar um custo-benefício favorável. Cinco motivos para uma empresa apostar na qualificação de sua equipe: melhorar o nível motivacional, treinar funcionários para executar multifunções, prepará-los para assumir cargos de autonomia, reciclar conhecimentos defasados e aprimorar conhecimentos para uma promoção. Os novos ensinamentos levam, em média, de seis meses a um ano para serem postos em prática. Por isso, para a empresa, é melhor agir com planejamento do que com ansiedade, esperando resultados instantâneos. Também é fundamental que, depois dos treinamentos, seja montado um plano para que os conhecimentos sejam colocados em prática. “Sem isso, a empresa corre o risco de o funcionário ficar desmotivado, pois não vê a ligação entre a teoria e a prática no seu dia-a-dia de trabalho”, Exemplo da aplicação de treinamento na prática, o restaurante Fellini, no Leblon, introduziu na gestão treinamentos voltados para o aperfeiçoamento da linguagem e da comunicação dos funcionários. O programa foi desenvolvido pelo departamento de comunicação da casa e já trouxe resultados satisfatórios. Segundo o dono da empresa, Nelson Laskowsky, o faturamento aumentou cerca de 20% depois que as aulas começaram. “Lidamos com o público diariamente”, explica Laskowsky. “Trabalhamos com vendas, então, ter uma equipe que saiba se comunicar é fundamental para o sucesso. A idéia é investir no que cada colaborador tem de melhor e aproveitar as habilidades individuais no dia-a-dia do estabelecimento.”

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